Dever de casa: Escrever na Wikipédia

Segundo este artigo, a professora Martha Groom da University of Washington-Bothell mudou o formato do trabalho semestral. A partir de agora, ela pede que seus alunos façam um artigo original ou uma grande reformulação em um artigo já existente na Wikipédia.

Genial!

Falar somente da Wikipédia e de como ela é uma ótima fonte de conteúdo e informação já me renderia um longo post. Mas o exemplo da professora é suficiente. E deveria ser inspirador para outros educadores.

A Wikipédia em português é uma das maiores do mundo, com mais de 300 mil artigos. Ainda assim é uma fração da inglesa (com 2 milhões de entradas!). Isto é, há muito trabalho a ser feito. Gostaria muito de ver professores brasileiros usando o mesmo tipo de didática (será que já tem?).

Trabalhos úteis para a sociedade são um ótimo caminho para os professores. E a Wikipédia não é a única forma. No meu último ano de faculdade, o professor sugeriu um trabalho para melhorarmos um software livre e, se possível, devolvê-lo melhorado à comunidade.

Ganha o aluno que vê seu trabalho reconhecido (e não apenas engavetado ou jogado no lixo) e ganhamos todos nós, antes mesmo dos alunos estarem supostamente “prontos”.

É uma verdadeira situação de ganha-ganha!

Vi na Slashdot. (Onde as discussões sobre este e outros assuntos tem sempre um ótimo nível)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: