11 mitos sobre alimentos

Nos tornamos uma sociedade cada vez mais sedentária e consumidora de “fast food”. Mesmo sendo alimentação saudável e exercícios pautas cada vez mais recorridas de jornais, revistas e qualquer tipo de publicação. Nos últimos anos tenho me preocupado cada vez mais com minha saúde. Tenho lido, ouvido e adotado vários hábitos considerados “saudáveis”.

Este artigo é um exemplo bastante interessante. É uma lista com 11 mitos sobre alimentos que encontrei e traduzi (do inglês) livremente. Segue a lista:

  1. A Banana: Uma “super fonte” de 9 vitaminas.Verdadeiro, mas falso: Parece ambíguo, mas é que apesar de realmente encontrarmos 9 tipos diferentes de vitaminas na banana. Porém, algumas delas são apenas vestígios, quantidades tão insignificantes que sequer farão diferença para sua saúde. Isso acontece também com outros tipos de frutas e verduras ditas como “super fontes”. De qualquer forma, a banana é rica em potássio, um nutriente que combate pressão alta.
  2. Purê é a melhor maneira de digerir batatas. Falso: Batatas ingeridas em forma de purê, sem mastigação e sem impregnar com saliva, não serão digeridas corretamente. Então, não dê muito purê para seu bebê ou pessoas idosas.
  3. Cenouras ajudam o fluxo em caso de diarréia. Verdade: Isto é devido a uma molécula conhecida como pectina que absorve água e diminui a liquidez das fezes. Cuidado apenas com intolerantes à cenoura.
  4. Cogumelos são as “carnes” dos vegetarianos. Falso: Cogumelos não contém todos os aminoácidos essenciais (construtores de proteínas) encontrado nas carnes. É necessário consumir 1 kg de cogumelos para obter o equivalente de proteínas em um bife. No máximo, podemos considerá-los como complementos protéicos.
  5. Beber a água usada no cozimento de vegetais é bom para a saúde. Existem duas escolas de pensamento neste fato nutricional que divergem totalmente.

    Verdade: A opinião clássica diz que a água do cozimento de vegetais é uma solução concentrada de minerais e vitaminas que foram drenadas dos vegetais e seria um total desperdício jogá-la fora.

    Falso: Por outro lado, junto com as vitaminas e minerais, também haverá pesticidas, inseticidas e nitrato encontrado em vegetais.

    Se você tem certeza que o vegetal foi cultivado sem adição de agrotóxico, faça uma saudável bebida com a água usada no cozimento.

  6. O “automatic cooker” é seguro para cozinhar vegetais. Esse “automatic cooker” é uma panela elétrica. Como desconheço esse tipo de eletrodoméstico no Brasil, não faz sentido colocar a resposta aqui.
  7. Duas bananas equivalem a um bife.Falso: Você precisa de 12 a 14 bananas para igualar o valor protéico de 100 gramas de bife, mas é muito mais nutritivo comer 12 bananas do que um bife.
  8. Sucos cítricos acidificam a urina. Falso: Os sais ácidos das frutas sofrem uma transformação no corpo humano que os transformam em carbonatos alcalinos, isto é, a natureza ácida das frutas cítricas são canceladas pelo corpo humano. A maioria dos vegetais e frutas, ricas em cálcio, potássio e outros metais são alcalinos. Eles são muito importantes em uma refeição para contrabalancear a natureza ácida das carnes, ovos e peixes.
  9. Ameixas secas são excelentes contra constipação. Verdadeiro: É recomendável para intestinos preguiçosos comer, toda manhã, de 3 a 4 ameixas secas deixadas de molho por 24 horas em água e também beber esta água.
  10. Leguminosas podem substituir carnes.Verdadeiro: Mas você precisa complementar suas refeições com outras fontes de proteínas. Embora mais carregadas com proteínas do que carnes (20 a 24%), falta nas leguminosas aminoácidos essenciais. O maior inconveniente de comer leguminosas é a fermentação intestinal que elas provocam.
  11. Batatas deixadas para amadurecer no ar são saudáveis. Falso: Houveram casos de intoxicação com batatas deixadas para amadurecer no ar mas se você tomar o cuidado de retirar todos os germes e ramificações das batatas, então não há grandes riscos à saúde. A substância responsável por isso é a Solanina, um componente que se desenvolve sobre a casca de tubérculos expostos ao ar, Sol e umidade.

Vi na Lifehacker.

Anúncios

6 Respostas to “11 mitos sobre alimentos”

  1. Ana Maria Says:

    Tenho que fazer um dieta rica em alimentos alcalinos, por conta de uma cistite crônica. Vc teria alguma tabela de alimentos ácidos e alcalinos para eu consultar?

    Muito interessante o seu texto. Aprendi!

    Grata,

    Ana Maria

  2. Ana Maria Says:

    Meu e-mail é anamariaribasbernardelli@hotmail.com.

  3. Saulo Achkar Says:

    Segue o e-mail que respondi à Ana:

    “Ana,

    Não sou médico, nem trabalho com área médica. Sou apenas um curioso e encontrei estes mitos sobre alimentos por acaso. Infelizmente não posso te ajudar.

    Te aconselho, porém, a procurar um nutricionista, provavelmente o profissional mais indicado a receitar algo para você.

    Obrigado pela visita e o interesse e volte sempre!”

  4. leiliane Says:

    Olá, eu tenho gastrite gostaria muito de saber quais são os alimentos que posso comer e os que eu não posso . se estiver algum alimento que diminua o almento de acido

  5. manoel donini Says:

    Fantástico o seu interesse em pesquisar e repassar aos outros os conhecimentos encontrados. Pena que, talvez você não venha ler o que estou escrevendo, pois seu post é de 2007. Mas, como eu o li somente hoje(12/2009) talvez outras pessoas venham lê-lo. Então queria corrigir uma coisa, escrita lá no começo. O potássio da banana não combate hipertensão, ele ajuda a combater caimbras que algumas pessoas sofrem, devido os remédios para pressãoalta procar perda de potássio. É uma informação de leigo aprendida com médicos. Abraços.

  6. Luciana Says:

    Olá, Saulo!

    Achei a matéria muito interessante. A forma como o texto foi traduzido e transcrito no teu blog sugerem até que tu seja um profissional de saúde, hehehe…

    Luciana /SC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: