O Chrome OS vai dar certo?

Uma pesquisa feita pela Google mostrou que menos de 10% das pessoas sabe o que é um browser. Pode parecer um absurdo para quem, assim como eu, é da área de tecnologia. Mas eu realizei a mesma pesquisa em casa e é verdade. Eu perguntei a minha família se eles sabiam o que era um browser ou um navegador e nenhum deles sabia. Eu ainda facilitei, dizendo que eles usavam todos os dias. E nada.

Provavelmente, menos de 10% da população também não saiba o que é um OS (Sistema Operacional) e consequentemente não entendeu o título deste post. E é por isso que eu não acredito no sucesso instantâneo do Chrome OS.

O sucesso do Firefox depende, na sua maior parte, da boa vontade de pessoas que trabalham com informática. Eu já trabalhei neste ramo, com a venda de computadores. Não lembro de termos na época a preocupação de instalar um navegador mais seguro para nossos clientes. Além de instalar, é preciso educar, pois um ser-humano “normal” quando quer navegar, procura um “e” azul e dá dois cliques (seja no desktop ou num menu, hehe).

Aprendi um truque uma vez com um amigo: sempre que instalo um novo sistema operacional para uma pessoa leiga, instalo também o Firefox, apago o atalho do navegador nativo e renomeio o atalho do Firefox para simplesmente “Internet”. E aponto: “Veja, esse é o atalho para a Internet”. Funcionou lá em casa.

Penso que o Chrome OS vai sofrer o mesmo processo. Irá depender da boa vontade de pessoas que queiram disponibilizar um OS diferente daquele que o usuário comum está acostumado e que pode vir a reclamar.

O Chrome OS ainda vai ter que lidar com compatibilidade com os jogos e alguns ótimos programas que rodam apenas no Windows. Se nem os nerds migrarem de OS, quiçá os outros?

Nem o poder da gigante Google por trás de um aplicativo faz dele um sucesso, veja o caso do próprio Chrome (browser, neste caso). Pesquisas mostram que o mercado de navegadores sofreu pouca ameaça.

O mercado de Netbooks (outro desconhecido do grande público) é o que mais tem a cara do novo OS do Google. Neste mercado, vejo grandes expectativas. E se o mercado continuar com o crescimento forte é bem possível que o Chrome OS toma conta, da mesma forma que a Microsoft virou de 5% do mercado no anos passado para 95% neste ano.

Para os leigos, sugiro: browser, Google Chrome, Chrome OS, Netbook.

Não lembro de onde tirei todos os estudos que citei aqui, se encontrar algum, por favor coloque aí nos comentários, por favor, eu posso ter errado algum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: